Atividades

Após duas edições de interregno, a Festa do Outono regressou ao Parque de Serralves ( 24 e 25 de setembro) e registou a maior afluência de sempre, com cerca de 85 mil visitantes!

 

O evento  teve uma programação diversificada ao longo de dois, recheado de tradições rurais, conhecimento ancestral, biodiversidade e natureza.

O local do evento, Parque de Serralves, foi o ponto de partida para dar a conhecer aos visitantes a dinâmica da diversidade outonal, as raças autóctones que aqui coabitam, a horta urbana e os produtos da época, a arte do saber fazer e os desafios que evocam a sensibilização para uma cultura ambientalmente responsável e transformadora.

Para além disso, os visitantes puderam participar em oficinas, percursos, espetáculos de teatro e de música, performances e outras atividades, algumas das quais organizadas pelo projeto GreenlightPlus. O evento procurou enaltecer a singularidade da biodiversidade e da paisagem, bem como a importância da conservação dos espaços do Parque e reavivar valiosas artes e ofícios.

Com o objetivo de sensibilizar os jovens e aumentar a sua consciencialização relativa à contribuição da PAC para as diversas áreas, serão desenvolvidas atividades práticas dentro das escolas, num ambiente de aprendizagem formal, desde experiências, a workshops, questionários e concursos.

 

Com duração de dois dias, o Campo de férias de Verão, CA(M)P, será composto por 30 workshops direcionados não só para crianças, como também cidadãos locais e agricultores. Estes serão realizados na natureza, com uma abordagem lúdica/pedagógica, e abordarão diferentes temas, nomeadamente: a agricultura, biodiversidade, floresta, paisagem, alimentação, saúde e sustentabilidade, tendo em conta o contexto geral da PAC.

Estes workshops serão baseados na criação de um programa de rádio sobre a Política Agrícola Comum (PAC), junto de escolas (2.º ciclo, 3.º ciclo e ensino secundário) com o objetivo de aumentar o conhecimento científico sobre a biodiversidade, consciencializando simultaneamente os seus participantes para a importância da conservação dos recursos biológicos de determinado território.

 

Estes eventos, promovidos com o apoio de Instituições de Ensino Superior, Escolas / Faculdades Agrícolas, são dirigidos a alunos e professores universitários de diferentes disciplinas, e têm como objetivo apoiar a aprendizagem de ferramentas uteis para processos de inovação, bem como o despertar da curiosidade pela PAC, inserindo os participantes na fase inicial de soluções de prototipagem para os desafios da sustentabilidade futura da agricultura. Durante as sessões, os participantes terão acesso a algumas informações de base teórica que contribuirão para criar insights e, a seguir, trabalharão em equipas para a concretização de atividades que lhes permitirão cobrir diferentes etapas e habilidades do design thinking.

Direcionados para agricultores e cooperativas agrícolas, estes eventos pretendem criar confiança entre os agricultores e esclarecer a arquitetura atual da PAC, contribuindo para demonstrar de que forma esta reforça a competitividade e sustentabilidade da

agricultura da UE, bem como reconhecer a relevância do apoio da UE à agricultura e ao desenvolvimento rural através da mesma.

Com o intuito de disseminar os 10 objetivos apresentados pela nova PAC, serão desenvolvidos e partilhados artigos informativos sobre cada um dos objetivos:

 

  • garantir um rendimento justo aos agricultores
  • aumentar a competitividade
  • melhorar a posição dos agricultores na cadeia alimentar
  • participar na luta contra as alterações climáticas
  • proteger o ambiente
  • preservar a paisagem e a biodiversidade
  • apoiar a renovação geracional
  • promover zonas rurais dinâmicas
  • preservar a qualidade alimentar e da saúde
  • fomentar o conhecimento e a inovação

 

 

Direcionados para crianças, jovens, professores, agricultores e cooperativas agrícolas, estes materiais pretendem disseminar e criar interesse e confiança entre o público-alvo. Para além disso, é objetivo esclarecer a arquitetura atual da PAC, contribuindo para demonstrar de que forma esta reforça a competitividade e sustentabilidade da agricultura da UE, bem como reconhecer a relevância do apoio da UE à agricultura e ao desenvolvimento rural.

 

Flyer (PT)

Brochura (PT)

Em breve serão disponibilizadas  mais informações relativas às datas e locais de realização destes eventos.

Fica atento!

O GreenlightPlus é baseado numa abordagem holística, diretamente ligada ao desenvolvimento de confiança na UE e entre todos os cidadãos, incluindo agricultores e não agricultores

Tens questões? Queres saber mais? Tens interesse em participar nas atividades?